Relógio de Ponto

O relógio de ponto é um investimento essencial para as empresas, pois com ele é possível controlar a jornada de trabalho dos funcionários e reduzir custos com horas extras indevidas.

relogios de ponto

Benefícios do relógio de ponto

Segurança jurídica

O uso do ponto eletrônico traz segurança jurídica tanto para a empresa quanto para o trabalhador, atendendo as normas do Ministério do Trabalho e evitando ações trabalhistas.

Reduz seus custos

Reduz seus custos com atrasos e horas extras indevidas.

Melhora seus resultados

Induz seus colaboradores a melhorias em pontualidade e resultados.

marcando o ponto

Quando o relógio de ponto é obrigatório?

Conforme a legislação, toda empresa com mais de 20 colaboradores deve utilizar o controle de ponto, esse controle pode ser manual, mecânico ou eletrônico:

  • Manual: É o sistema de anotação simples em um livro ponto;
  • Mecânico: É o sistema que imprime os horários em um cartão de ponto de papel conhecido como Relógio de ponto cartográfico;
  • Eletrônico: Conhecido também como relógio ponto digital ou ponto informatizado, são sistemas que fazem a identificação do usuário por meio de cartões, biometria ou teclado. Se a empresa optar por esta opção, deve utilizar um equipamento homologado pelo INMETRO. Clique e conheça nosso relógio de ponto biométrico.

Se ainda está em dúvida sobre qual o modelo ideal para sua empresa, leia o artigo: Qual é o melhor relógio de ponto?

Legislação do ponto eletrônico

Em 2013, o Inmetro publicou a Portaria 595, estabelecendo alguns requisitos de segurança para o relógio de ponto eletrônico. Esses requisitos tem o intuito de oferecer mais segurança aos registros de ponto e consequentemente, evitar as fraudes. Com isso foi determinado que a partir de  01 de abril de 2017 os fabricantes produzam apenas relógios de ponto aprovados pelo INMETRO.

Ao adquirir um relógio de ponto com o selo INMETRO, além da garantia que estará utilizando um equipamento que segue as normas técnicas especificadas, também haverá maior segurança jurídica e integridade das marcações efetuadas no relógio. Porém o selo do Inmetro atesta apenas que o produto está de acordo com as normas de sua categoria, mas não garante que todos os produtos possuam a mesma qualidade e eficiência.

Para atender às exigências do Inmetro, a Topdata lançou o Inner Rep Plus, que cumpre todos os requisitos da Portaria primando sempre pela qualidade e preço adequado ao seu orçamento.

No caso da utilização do REP, a empresa deve ficar atenta ao cumprimento de algumas regras estabelecidas pela Portaria 1510 do MTE, tais como:

– O REP deve emitir um comprovante impresso de cada registro efetuado.
– Não é permitido restringir o horário de marcação de ponto, nem realizar marcações automáticas.
– Não é possível alterar as marcações realizadas por seus colaboradores.
– O REP precisa ser homologado pelo Inmetro.

Para mais informações sobre a legislação clique aqui: Legislação do ponto eletrônico

Por que comprar relógios de ponto Topdata?

Somos uma empresa com 25 anos de mercado, com grande experiência na fabricação de relógios de ponto.

Oferecemos a solução ideal para sua empresa, desde o tradicional cartão ponto para controle manual das marcações de seus funcionários, até o relógio de ponto biométrico com as mais modernas tecnologias e acima de tudo com qualidade que o cliente merece.

Se tiver dúvidas ao comparar as opções de relógio disponíveis no mercado, consulte essas dicas: Como comprar um relógio de ponto eletrônico.

Se deseja comprar um relógio de ponto com segurança e por um preço dentro do seu orçamento, procure pelos relógios de ponto Topdata.

Administradora de RH
Ponto Web