Ponto Web

Ponto Web

 

Software em nuvem dispensa instalação, fácil de usar e configurável de acordo com suas necessidades. Se adapta a qualquer tipo de empresa, desde as jornadas mais simples até as mais complexas.

Controle de ponto na nuvem

O TopPonto Web é um sistema de controle de ponto que faz o tratamento das marcações recebidas pelo relógio de ponto ou REP. É um software em nuvem: seus dados e informações são armazenados em um servidor online, portanto, não utiliza o espaço de armazenamento do computador. Como é acessado pela internet, você pode controlar o ponto dos seus funcionários de qualquer lugar.

O software é compatível com toda a linha de relógios de ponto da Topdata. Inclusive, está em conformidade com as regras do Ministério do Trabalho, atendendo as Portaria 1510 e Portaria 373 do MTE.

Quais os benefícios de um sistema de controle de ponto web?

Possibilita mobilidade

A tecnologia Cloud Computing, ou computação em nuvem, traz a mobilidade para sua empresa: o seu trabalho pode ser levado para onde você quiser. Ou seja: você pode acompanhar os registros de seus funcionários a qualquer hora e a qualquer lugar, de modo fácil e rápido. Os sistemas de ponto que não possuem essa tecnologia se tornam reféns da falta de mobilidade, deixando o trabalho menos dinâmico.

Não precisa ser instalado

Por ser diretamente na nuvem, o TopPonto Web não precisa de instalações. Simples assim: basta acessá-lo com seu usuário e senha e navegar.

Você não precisa se preocupar com manutenção e atualizações

A manutenção e as atualizações do TopPonto Web serão feitas pela equipe de tecnologia da Topdata. Portanto, você não precisa mais perder tempo para fazer uma nova atualização.

Reduz custos

Um sistema de controle de ponto em nuvem reduz custos de manutenção e atualizações na sua empresa, além disso, não usa os recursos do seu computador, evitando possíveis reparos. Esta realidade é muito diferente do software de controle de ponto comum, que é armazenado no desktop e precisa de manutenções e atualizações constantes.

Diminui a chance de erros

No TopPonto Web, as informações são precisas e os cálculos mais complexos são feitos pelo software, como cálculos de horas extras, cálculos de banco de horas, etc. Por o cálculo ser feito automaticamente pelo software, reduz a chance de erros, principalmente na folha ponto.

 

TopPonto Web x Outros sistemas de controle de ponto web

O TopPonto Web possui diversos benefícios em relação ao mercado, são eles:

Software totalmente pensado no usuário

O sistema de controle de ponto web da Topdata é muito simples e fácil de ser utilizado. Tanto pequenas quanto grandes empresas podem desfrutar desta tecnologia, inclusive pessoas que não tem muita facilidade com softwares.
Ótima experiência para o usuário: o software possui um design clean e limpo, para que o usuário evite desperdício de tempo procurando o que precisa e emita relatórios mais completos em menor tempo possível.

Facilidade de uso

Deixe os cálculos e dados complexos com a gente. Cálculos de horas extras, cálculo de horas noturnas, cálculos de banco de horas, tudo isso o TopPonto Web faz pra você.

Simples de configurar

Pode ser configurado facilmente pela equipe de Rh. Além disso, não precisa de suporte constante, pois sua interface é amigável, possui comandos fáceis de serem entendidos e tem uma linguagem clara e simples.

É multiempresa

Precisa controlar todas as suas filiais em um mesmo software? Com o TopPonto Web você pode, pois ele permite o cadastro de várias empresas para você acompanhar os dados de cada uma separadamente.

Um software completo e confiável

O TopPonto Web possui todas as funcionalidades necessárias para sua equipe de Rh controlar de forma ágil o ponto dos funcionários, e por isso, atende desde as necessidades mais simples, até as mais complexas. É extremamente seguro e possui a qualidade que só os produtos Topdata têm.

 

E você, ainda não tem um sistema de controle de ponto web na sua empresa?

O que está esperando para deixar de lado o caderno ponto e começar a controlar a sua empresa de acordo com os avanços da tecnologia?

O TopPonto Web, além de ter todos os benefícios de um software em nuvem, é o sistema de ponto mais completo do mercado.
Inclusive, foi desenvolvido por uma empresa como a Topdata, que possui mais de 26 anos de experiência no controle de ponto, e que já atendeu todos os tipos de empresas, desde a loja do seu bairro, até as maiores multinacionais. Uma empresa segura, confiável e ética, que atende todos os requisitos de controle de ponto do MTE.

 

RH
Ponto Web

Por que usar o Top Ponto Web na sua empresa?

Além de reduzir custos com horas extras e evitar perder tempo com cálculos complexos para o fechamento da folha ponto, você controla o ponto dos seus funcionários de forma rápida, segura e com qualidade.

A rotina do pessoal de Rh ficará muito mais ágil, sem estresse, sem perder várias horas para fechar ponto e sem complicações!

Simplifique sua vida, use o TopPonto Web da Topdata!

Perguntas frequentes sobre controle de ponto web

O que é um sistema de ponto web?

Os sistemas web são programas que são acessados através da internet, e não precisam ser instalados no computador. Essa tecnologia é conhecida como Computação na Nuvem ou Cloud Computing.

O TopPonto Web é um software de tratamento de ponto que utiliza essa tecnologia. Dispensa instalação, é fácil de usar e é configurável de acordo com suas necessidades. Se adapta a qualquer tipo de empresa, desde as jornadas mais simples até as mais complexas.

Quais são as vantagens de um software de tratamento de ponto web?

O sistema de tratamento de ponto web apresenta vários benefícios e agrega valor à empresa. Essas são algumas vantagens dessa tecnologia.

Mobilidade

A tecnologia de computação em nuvem traz a mobilidade para a sua empresa: o seu trabalho pode ser levado para onde você quiser.

Você pode acompanhar os registros de ponto dos funcionários a qualquer hora e em qualquer lugar. De forma simples e rápida pode monitorar a pontualidade da equipe, o número de horas extras, emitir relatórios e realizar a rotina de fechamento do ponto.

Não precisa ser instalado

O software web é acessado pela internet, não precisa ser instalado no computador. Basta acessar o site do sistema e informar o usuário e a senha.

Você não precisa se preocupar com manutenção e atualizações

Não é necessário perder tempo instalando novas versões do software. As novas versões são atualizadas na nuvem. Assim, sempre que você acessa o sistema você está utilizando a última versão disponível.

Reduz custos

Um sistema de controle de ponto em nuvem reduz custos de manutenção e atualizações na sua empresa. Também reduz a necessidade de deslocamento, por permitir o acesso de qualquer lugar com conexão à internet.

Quais os benefícios de um software de tratamento de ponto?

Ao utilizar um software de controle de ponto a sua organização ganha em segurança, produtividade, redução de custos e motivação.

Aumento de produtividade

Um software de controle de ponto automatiza a execução de cálculos, tornando o processo de fechamento da folha mais rápido e confiável.

Por automatizar esse processo, a equipe do RH fica com mais tempo disponível para trabalhar em questões mais estratégicas da gestão de pessoas.

Segurança jurídica

Antes da criação das Portarias que definiram as especificações do REP, o controle de ponto era bastante suscetível a fraudes e erros, fatores que causavam prejuízo para as empresas, que em muitos casos arcavam com custosas indenizações trabalhistas.

Com o REP, que é o relógio ponto inviolável que atende às normas do Inmetro, e um software de tratamento de ponto que atenda à Portaria 1510, a organização atende à legislação de registro eletrônico de ponto e cumpre com a obrigação de controle de ponto que consta no Artigo 74 da CLT.

A adoção do REP protege tanto a empresa quanto o trabalhador, uma vez que as marcações realizadas nunca são apagadas e podem ser recuperadas e autenticadas. Dessa forma a empresa ganha em segurança, evita demandas judiciais, minimiza conflitos e melhora a relação entre a empresa e o colaborador.

Redução de custos

O software de tratamento de ponto apresenta vários benefícios que resultam em uma redução de custos para a empresa.

A automatização dos cálculos reduz a necessidade de envolvimento de pessoas nessas atividades, e o custo operacional do processo de fechamento do ponto.

A precisão dos cálculos reduz a necessidade de retrabalhos e as reclamatórias trabalhistas.

Do ponto de vista gerencial, as informações fornecidas pelo sistema podem ser usadas para o monitoramento das horas extras, horas noturnas, atrasos e faltas. Dessa forma os gestores podem tomar decisões estratégicas, como o melhor dimensionamento de equipes e jornadas. A empresa também pode optar pela utilização do Banco de Horas, uma prática que pode reduzir o número de horas extras, trazendo uma importante redução de custos.

O software TopPonto Web é fácil de usar, exibe informações gerenciais em um painel de controle e permite o controle de jornadas com Banco de Horas.

Motivação

Uma empresa é formada pelo talento das pessoas que fazem parte da sua equipe. Quando a empresa mostra que tem pleno controle da jornada de trabalho, cria uma relação de confiança e transparência com seus colaboradores. O resultado é uma equipe mais motivada e focada em seus objetivos.

O que é o REP-P?

O REP-P é o Registrador Eletrônico de Ponto por Programa, um novo conceito criado pela Portaria 671. Trata-se de um software que é parte do sistema de registro eletrônico de ponto via programa, que inclui também os coletores de marcações, o armazenamento de registro de ponto, e o programa de tratamento de ponto.

O REP-P pode ser executado em servidor dedicado ou em ambiente de nuvem. Ele deve possuir certificado de registro de programa de computador no Instituto Nacional da Propriedade Industrial

O REP-P deve emitir o comprovante de registro de ponto do trabalhador, impresso ou em formato eletrônico, por meio de um arquivo PDF. O REP-P também deve emitir o Arquivo Fonte de Dados – AFD.

O comprovante de ponto e o AFD devem receber uma assinatura eletrônica que utilize um certificado digital válido e emitido por autoridade certificadora integrante da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O REP-P deve ter acesso a um meio de armazenamento com redundância, alta disponibilidade e confiabilidade, denominado Armazenamento de Registro de Ponto – ARP. Na ARP são gravadas operações de inclusão, exclusão ou alteração de dados, ajuste de relógio, eventos sensíveis e marcações de ponto. Os dados armazenados na ARP não devem ser apagados ou alterados, direta ou indiretamente, pelo prazo mínimo legal.

O coletor de marcação pode ser um equipamento, dispositivo físico ou software, capaz e receber e transmitir para o REP-P informações referentes às marcações de ponto.

O que a Portaria 671 define em relação aos softwares de tratamento de ponto?

O programa de tratamento tem por função tratar os dados relativos à marcação dos horários de entrada e saída contidas no Arquivo Fonte de Dados, gerando o relatório Espelho de Ponto Eletrônico e o Arquivo Eletrônico de Jornada – AEJ.

O formato do AEJ é definido na Portaria. Ele conta com os seguintes tipos de registro: cabeçalho, REPs utilizados, vínculos, horário contratual, marcações, identificação da matrícula do vínculo no eSocial, ausências e banco de horas, Identificação do PTRP (Programa de Tratamento de Registro de Ponto) e trailer. No final do arquivo, o AEJ deve apresentar uma assinatura eletrônica que confirme a sua autenticidade.

Qual o prazo para a adequação dos programas de tratamento de ponto à Portaria 671?

A Portaria 671, de 8 de novembro de 2021, estabelece o prazo de um ano para que os programas de tratamento de registro de ponto sejam adequados às novas exigências.

Quando a Portaria 671 entra em vigor para o registro de ponto?

Os itens referentes ao registro eletrônico de ponto da Portaria MTP 671/2021 entram em vigor no dia 10 de fevereiro de 2022.

Para os programas de tratamento de registro de ponto, o prazo para que eles sejam adequados às novas exigências é 8 de novembro de 2022.