relógio de ponto digital

Relógio de ponto homologado

 

O Inner Rep Plus é um relógio de ponto homologado pelo Ministério do Trabalho e certificado pelo Inmetro.

O que é um relógio de ponto homologado?

 

Desde março de 2011 é exigido pelo Ministério do Trabalho que, empresas que registram o ponto de seus funcionários de maneira eletrônica, utilizem relógios de ponto homologados. Além disso os relógios devem ser aprovados pelo INMETRO para garantir que registrem fielmente as marcações de ponto.

O Inner REP Plus imprime um comprovante para cada marcação de ponto dos funcionários, trazendo segurança jurídica para sua empresa e otimizando as rotinas de seu departamento de recursos humanos.

Quando o relógio de ponto é obrigatório?

Conforme a legislação, toda empresa com mais de 20 colaboradores deve utilizar o controle de ponto, esse controle pode ser manual, mecânico ou eletrônico:

  • Manual: É o sistema de anotação simples em um livro ponto;
  • Relógio ponto cartográfico: É o equipamento que imprime os horários em um cartão de ponto de papel;
  • Relógio de ponto Eletrônico: Conhecido também como relógio ponto digital ou ponto informatizado, são sistemas que fazem a identificação do usuário por meio de cartões, biometria ou teclado. Se a empresa optar por esta opção, deve utilizar um equipamento homologado pelo INMETRO.

 

Quais as vantagens de um relógio de ponto homologado?

  • Evita que o colaborador deixe de marcar o ponto devido a esquecimento ou extravio do cartão.
  • Evita empréstimos de cartão, gerando marcações fraudulentas, somente o próprio colaborador poderá marcar seu ponto.
  • Com o relogio de ponto biometrico, o processo de marcação será simples e intuitivo, basta o colaborador posicionar o dedo no leitor de impressão digital.
  • Caso a empresa queira usar apenas biometria, terá uma redução de custos com a aquisição de cartões para novos funcionários, ou  troca de cartões em caso de desgaste ou extravio.
  • Caso a empresa prefira manter o uso de cartões e crachás poderá aumentar a segurança, mantendo os crachás e agregando a leitura da impressão digital em um mesmo equipamento com os dois tipos de tecnologia de identificação do colaborador.
Administração de RH
relógio de ponto eletrônico

Antes de comprar um relógio de ponto verifique se o mesmo é homologado pelo Ministério do Trabalho.

Desde abril de 2017 somente podem ser comercializados no Brasil relógios de ponto digital aprovados pelo Inmetro. Ter a aprovação do INMETRO significa que o relógio de ponto digital que você usa segue as normas técnicas obrigatórias, que passou por testes e ensaios que garantem os seguintes recursos:

  • Todos os documentos fiscais são assinados digitalmente, evitando copias e falsificações, em especial no recibo do colaborador;
  • Comunicação criptografada impossibilita que um software não autorizado se comunique com o relógio de ponto;
  • Sistema de detecção, que  bloqueia o funcionamento do equipamento, caso haja tentativa de violação.