Catraca QR Code

 

O uso do QR Code ganhou força nas soluções de controle de acesso, principalmente pela comodidade que ele oferece. Saiba mais sobre essa tecnologia e como ela pode ser útil para a sua aplicação.

O que é o QR Code?

É um código de barras bidimensional que pode representar um conjunto de letras e números. A sigla QR vem do inglês “Quick Response”, que em português significa “Resposta Rápida”.

QR Code para controle de acesso

A tecnologia QR Code pode ser utilizada como uma forma de identificação das pessoas em sistemas de controle de acesso que utilizam catracas e dispositivos de liberação de portas. Também é possível controlar veículos com o uso de dispositivos de identificação do motorista, para controlar a liberação de uma cancela.

A leitura do código é feita de forma rápida e segura, o que contribui para a utilização do sistema em locais com alto fluxo de pessoas.

QR Code no telefone celular

O usuário pode usar o seu telefone celular para exibir o QR Code que deve ser apresentado para a catraca ou para outro dispositivo de controle, portanto não é necessário carregar um cartão de acesso. Essa facilidade traz maior comodidade no dia a dia.

Para exibir o código no telefone celular normalmente é utilizado um aplicativo criado de acordo com as necessidades de cada solução. Também é possível enviar um link para o telefone do usuário, que permite abrir o QR Code para ser utilizado sem que seja necessária a instalação de um aplicativo no telefone.

Controle de acesso com QR Code

O sistema de controle de acesso pode ser aplicado em empresas, condomínios, academias, escolas, clubes, hospitais, eventos, e uma série de outras aplicações. Essa forma de identificação pode ser utilizada tanto para o controle dos usuários frequentes, como para os visitantes ou prestadores de serviço eventuais.

A solução ganha muita flexibilidade por utilizar o telefone celular como ferramenta para exibir o código. Por exemplo, um visitante pode fazer seu registro de forma remota e receber um QR Code que permita o seu acesso apenas no horário para qual a autorização foi concedida.

As configurações do sistema de controle de acesso podem ser definidas de forma que a atender as regras específicas de cada aplicação. Podem ser definidos os locais aos quais o usuário tem permissão de acesso, além dos os dias e horários em que ele terá a entrada autorizada.

Segurança no uso do QR Code

O principal objetivo de um sistema de controle de acesso é aumentar a segurança dos locais controlados. O uso do QR Code como forma de identificação deve ser pensado levando-se em conta as características de cada aplicação.

Confirmação por foto

O sistema de controle de acesso pode apresentar uma tela de monitoramento online. Cada vez que um usuário é identificado, uma foto do usuário identificado é exibida no monitor e é verificada pela pessoa encarregada.

Código dinâmico

A utilização de um código dinâmico é uma forma de evitar que um QR Code possa ser copiado e utilizado por outra pessoa. É o mesmo princípio utilizado para o token de acesso a bancos, que tem uma validade de alguns segundos e está sempre sendo alterado.

Período de validade

A definição de um período de validade para o código também aumenta a segurança da solução. Esse período pode ser definido no próprio código, ou então no sistema de controle.

Acesso único

Para aplicações como o controle de eventos, o sistema pode definir que cada código só pode ser utilizado uma única vez. Isso evita que alguém tente passar o código para outra pessoa após utilizá-lo. Os sistemas de controle de acesso também apresentam o recurso de controle de dupla entrada, para definir um intervalo de tempo mínimo entre duas entradas do mesmo usuário, evitando a passagem de mais de uma pessoa com o mesmo código.

Catracas com QR Code

Catracas controlam a entrada e a saída de pessoas no local. O acesso pode ser liberado através do QR Code, ou ainda através de cartão de proximidade, código de barras simples ou biometria. O uso do QR Code nas catracas apresenta benefícios e permite que o acesso seja feito sem contato físico com o equipamento.

Leitores de QR Code

Os coletores de acesso são dispositivos que controlam a abertura de portas ou cancelas, e permitem restringir a entrada apenas às pessoas autorizadas nos locais controlados. Também oferecem as opções de identificação por cartão de proximidade, código de barras simples, ou biometria, além do QR Code.

Software de acesso

O software de controle permite a configuração das regras de acesso de acordo com cada aplicação. Também é uma ferramenta de gerencial, uma vez que emite relatórios para acompanhamento do fluxo de pessoas.

Agora que você sabe mais sobre a utilização do QR Code para o controle de acesso, pense nos benefícios que ele pode trazer para a sua aplicação!

Se quiser saber mais sobre o controle de acesso ideal para você, entre em contato conosco: