controle-de-acesso-academias

 

O controle de acesso em academias pode trazer diversos benefícios, entre eles aumentar o faturamento e ajudar na retenção de clientes. Além disso, as academias precisam tomar algumas ações para a retomada geral das atividades. Acompanhe nosso post para saber mais.

Academias x o novo normal

A pandemia do novo Coronavírus ainda não acabou, mas o comércio já está retomando por completo suas atividades. As academias já podem voltar a funcionar em grande parte do país, mas as medidas de segurança continuam sendo indispensáveis. Manter o distanciamento, higienizar as mãos (e os equipamentos) e controlar o acesso de pessoas no local continua sendo uma medida recomendada.

A questão do controle de acesso hoje vai além de evitar que pessoas não matriculadas frequentem seu estabelecimento, ou evitar que os alunos frequentem mais aulas do que o contratado. A questão é proporcionar confiança aos seus alunos e clientes na retomada das atividades e também fazer o máximo para que as pessoas no seu local sintam-se seguras. Por isso, algumas ações por parte dos proprietários e funcionários de academias são necessárias para proporcionar confiança e segurança. Confira no próximo tópico.

Ações necessárias para apoiar as academias na retomada das atividades

Uma das ações mais importantes é controlar o acesso de pessoas nas academias. Entre os benefícios de um controle de acesso em academias, estão:

  • Controlar o número de pessoas no local, evitando aglomerações;
  • Saber quais são os dias e horários mais frequentados na academia, o que lhe possibilita fazer alguma promoção para atrair mais alunos nos horários mais tranquilos;
  • Identificar alunos que estão faltando os treinos e prestar um atendimento personalizado, buscando saber se o motivo das faltas está relacionado à uma insatisfação com o local, com as aulas, com a estrutura ou com os instrutores;
  • Reter alunos, pois você poderá identificar os faltantes e tomar ações para que eles voltem a frequentar a academia;
  • Evitar o acesso de pessoas não matriculadas;
  • Evitar que alunos frequentem mais aulas que o contratado;
  • Mensurar a efetividade de eventuais ações comerciais ou de marketing, como ações de matrícula e rematrícula.

Outra ação importante é instruir os funcionários sobre os cuidados necessários, também manter o local limpo e arejado e disponibilizar álcool gel em vários pontos da academia.

Além disso, é necessário entender a fundo as necessidades do seu público-alvo, pois é fato que o comportamento do consumidor mudou depois da pandemia do novo Coronavírus. Faça pesquisas de satisfação e com base nos dados obtidos, você poderá tomar ações que vão ajudar sua academia na retomada das atividades.

Não esqueça também de deixar claro para os seus clientes, seja nas redes sociais ou no seu site, que todos os cuidados estão sendo tomados para que eles possam ter um retorno aos treinos de forma segura.

Soluções para controle de acesso em academia

Voltando ao assunto do controle de acesso em academias, vamos lhe apresentar algumas soluções de controle de acesso que vão apoiar sua academia na retomada das atividades.

Catracas

Controlam a entrada e a saída de pessoas no local. O acesso pode ser liberado através de cartão de proximidade, código de barras, biometria ou QR Code. Neste momento, o ideal é a liberação de acesso por QR Code no celular (hoje em dia todo mundo tem um smartphone), e dessa forma é possível evitar tecnologias com contato físico.

Coletores de acesso

Controlam a abertura de portas em locais como almoxarifados ou salas para exame médico, espaços que são geralmente frequentados por funcionários. O acesso pode ser liberado por cartões de proximidade, código de barras ou biometria. Neste caso, como a maioria dos funcionários tem um crachá de identificação individual, o ideal é que o acesso seja liberado através de um cartão de proximidade.

Software para academia

O Software para controle de academia gerencia de forma simples o acesso de alunos, professores e funcionários de academias, realizando o controle de acesso por créditos nas catracas. Permite ainda a emissão de relatórios gerenciais para acompanhamento do fluxo de acesso de seus alunos.

Depois de todas essas dicas, não temos dúvidas que a retomada das atividades da sua academia será um sucesso!

Se quiser saber mais sobre o controle de acesso em academias, entre em contato conosco: