beneficios-de-uma-catraca-com-qrcode

A Catraca com QR Code é uma solução que veio para melhorar a experiência do usuário no uso do controle de acesso. Isso por que traz mobilidade e agilidade para as empresas devido a sua resposta rápida de liberação.  Confira nosso artigo para saber mais sobre Catracas com QR Code e seus benefícios.

O que é QR Code?

O QR Code ou Quick Response Code (Código de Resposta Rápida) pode ser considerado um código de barras 2D, porém com maiores vantagens se comparado ao código de barras tradicional: o código QR permite codificar uma URL disponibilizando informações como links de redirecionamento para sites, imagens, vídeos, textos, entre outros. Além disso, pode ser digitalizado de qualquer direção em 360 graus.

Outro ponto positivo é que gerar um código QR é algo muito simples e rápido. Existem inúmeros aplicativos gratuitos que geram QR Code.

Soluções práticas como o QR Code tendem a estar cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, seja em pagamentos, em redes sociais ou em materiais físicos que direcionam informações para o online… E por que não no controle de acesso? Essa solução, além de modernizar as rotinas das empresas, ainda aumenta a segurança do local.

Confira abaixo algumas vantagens do uso das Catracas com leitor QR Code.

Benefícios do uso de Catracas com QR Code

Catracas são ótimas aliadas no controle de acesso de clientes, colaboradores e visitantes, pois evitam a entrada de pessoas indesejadas e trazem mais segurança para as empresas. Com a pandemia do novo Coronavírus, em que os acessos aos locais devem estar limitados a um determinado número de pessoas, as catracas tornaram-se fundamentais.

Um grande benefício das Catracas com QR Code é que elas leem códigos impressos ou online, o que traz mobilidade, pois hoje em dia todo mundo tem um celular e provavelmente não sai de casa sem ele.

Além disso, em tempos de Covid-19, a utilização do celular, que é um mecanismo individual, contribui para a não disseminação do vírus.

Aplicações

A Catraca com QR Code pode ser usada em condomínios, indústrias, hospitais, escolas, entre outros, mas seu uso é ainda mais comum em eventos.

Com o controle de acesso por QR Code em eventos, você evita custos com funcionários em bilheterias, além de agilizar as filas devido à rapidez de leitura do QR Code. Além disso, optando pelo uso do QR Code pelo celular, você evita gastos com impressões, perda de cartões, além de estar contribuindo com o meio ambiente evitando o uso de papel.

Em outros segmentos, como escolas, as crianças podem liberar o acesso seja com cartões, pulseiras ou até mesmo com smartphones ou tablets que possuam o código QR Code. Em condomínios, indústrias e hospitais as possibilidades também são as mesmas.

Agora vamos para a parte prática: Como usar uma Catraca com QR Code?

Como funciona uma Catraca com QR Code?

Como citado anteriormente, o visitante poderá acessar as Catracas com leitor QR Code pelo celular ou de forma impressa. Basta aproximar o código a uma distância de em média 15 cm, para que o sensor detecte e leia o mesmo.

Para possibilitar a entrada do usuário o sistema verificará as permissões de acesso, e caso seja permitido, o braço da catraca será liberado.

Sem dúvidas a tecnologia QR Code veio pra ficar e poderá trazer um grande diferencial para as empresas devido à mobilidade que proporciona.

E você, que não quer trocar todos os seus cartões pelo código QR Code, saiba que a Catracas Topdata com QR Code leem código de barras também. O leitor permite a verificação de ambos os códigos, então será possível a utilização de ambas as soluções.

Por isso, não há mais desculpas para deixar de inovar no seu controle de acesso!

Se atualize já e traga mobilidade para sua empresa com as Catracas QR Code da Topdata!