Topdata

PR: (41) 3213-7100
SP: (11) 4007-2376
RJ: (21) 4007-2376

Muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito dos diferenciais e finalidades de um relógio de ponto. Este equipamento é cheio de características próprias e é comum que empregadores ainda desconheçam todos os benefícios que ele traz para uma empresa.

Antes de abranger os diferenciais que um relógio de ponto pode ter, vamos exemplificar de maneira mais simples o que queremos mostrar, utilizando um exemplo básico do nosso cotidiano: Uma televisão.

Todas as marcas deste produto fabricam este equipamento para uma mesma finalidade, porém nenhuma marca é igual. Algumas possuem uma tecnologia mais avançada, uma resolução melhor, uma imagem mais nítida. Já outras têm um valor mais reduzido, pois contam com menos recursos, benefícios, tempo de vida útil, qualidade da tela e seus componentes (que podem danificar mais rápido).

Esta diferença está no modo de fabricação, nos materiais utilizados  na hora de produzir, ou seja, se você quer algo com mais durabilidade, qualidade, confiança, gastará um pouco mais. Agora, para saber se está valendo a pena pagar esse “valor à mais”, é necessário comparar “quanto” irá pagar à mais e “quanto” irá receber em benefícios reais.

Com Relógio de Ponto não é diferente. Engana-se quem acha que todos os equipamentos são iguais. Eles possuem diferenças entre uma marca e outra, na qual mostraremos a seguir.

Como escolher o relógio de ponto ideal para sua empresa

Homologação pelo INMETRO

Verifique se o equipamento que vai adquirir já está homologado pelo INMETRO, pois a partir de 2017 isso será obrigatório. Como a Portaria 1.510 dá diretrizes para que um equipamento seja enquadrado como REP, é importante estar atento aos tipos de configuração que o dispositivo pode ter para que ele esteja dentro das normas.

Falando sobre INMETRO, é essencial lembrar que essa homologação não garante a qualidade do produto. Isso porque a qualidade vai depender do fabricante, ou seja, o selo do INMETRO indica que as normas desenvolvidas para aquele produto está em conformidade com o que foi solicitado, o que não quer dizer que o equipamento dá pouco defeito, é robusto, etc.

Verifique a procedência do fabricante antes de realizar a aquisição, pois assim sua empresa não corre o risco de ter problemas futuros, com custos de manutenção excessiva ou até mesmo problemas judiciais.

Detector de dedos vivos

Este é considerado um dos itens mais importantes. Certifique-se se o leitor biométrico do equipamento possui detector de dedos vivos, o que chamamos de LFD (Live Finger Detection). Pois com ele a empresa estará 100% segura contra qualquer fraude.

Sua empresa está mesmo protegida com a biometria? Veja maiores informações em nosso artigo: Uso de dedos falsos no relógio de ponto biométrico.

Atualmente no segmento de relógio de ponto, somente a Topdata possui essa ferramenta.

Resistência

No mercado existe vários tipos de materiais no qual é fabricado o relógio de ponto. Esta é uma questão a ser analisada no momento da compra.  Verifique a durabilidade, fragilidade e robustez do equipamento que está adquirindo.

Faça a escolha certa.

Fique atento em todos os recursos que o equipamento apresenta e possui, antes de adquirir. Todas estas características citadas acima, você encontra no relógio de ponto eletrônico da Topdata, que há mais de 23 anos traz confiabilidade e segurança para dentro da sua empresa, com a qualidade que o cliente merece.