Topdata

PR: (41) 3213-7100
SP: (11) 4007-2376
RJ: (21) 4007-2376

A biometria garante segurança total na marcação de ponto?

Nos últimos anos, o Ministério do Trabalho e o INMETRO definiram diversas regras para o relógio de ponto a fim de especificar um equipamento 100% seguro e que não deixasse margens para dúvidas. Porém a evolução da tecnologia e a criatividade dos fraudadores caminham sempre juntas.

Recentemente você já deve ter escutado ou lido notícias sobre casos em que conseguiram burlar a identificação biométrica usando dedos falsos feitos de silicone ou borracha. Foram diversos casos, até mesmo em hospitais, onde um médico utilizava essas próteses para realizar marcações por outros colegas de profissão que não estavam ali.

dedos de silicone

Como é possível burlar a biometria usando um dedo falso

O problema ocorre quando o leitor não consegue identificar se a imagem capturada pelo sensor é de um dedo real ou uma reprodução em um pequeno pedaço de silicone, por exemplo. E se num primeiro momento pode parecer difícil conseguir um dedo falso, infelizmente na internet já existe muito conteúdo mostrando como é simples criar um “dedo falso” com a sua impressão digital.

Numa aplicação de segurança ou controle de acesso a fraude é mais rara pois em geral a pessoa não está disposta a cooperar, o que torna o processo de obtenção da digital mais complexo. Já no caso do relógio de ponto biométrico acontece o contrário: A pessoa tem interesse e participa do processo de clonagem da digital. As vezes fazendo várias tentativas e experimentando diversos processos até atingir o resultado ideal. Isso faz com que esse tipo de fraude seja cada vez mais comum.

Como impedir o uso de dedos de silicone, borracha e outros.

Para evitar fraudes usando um dedo falso é importante que o leitor biométrico utilize a tecnologia LFD (Live Finger Detection), ou “detecção de dedo vivo”. Esse tipo de leitor antes de capturar uma imagem para verificação analisa vários outros aspectos, tais como temperatura, cor, carga eletrostática que apenas um dedo de verdade possui.

Então se você quer ter segurança total no controle de ponto dos seus empregados, utilize o Inner REP Plus da Topdata que possui a tecnologia LFD e com isso inibe a utilização de dedos falsos.