Topdata

PR: (41) 3213-7100
SP: (11) 4007-2376
RJ: (21) 4007-2376

Segurança-nas-escolas

Manter a segurança nas escolas é algo indispensável

Todos nós sabemos que a cada dia a situação tem ficado mais crítica em nosso país, o que torna indispensável o uso de medidas para manter a segurança nas escolas.

Todo local onde existe um grande fluxo de pessoas está vulnerável a imprevistos, que podem comprometer a segurança do ambiente. Um local extremamente vulnerável é a escola, pois têm uma grande concentração de crianças e adolescentes. Por isso, é necessário ter um cuidado dobrado, pois crianças são inocentes e tem facilidade em acreditar em estranhos.

Estudo com qualidade e segurança adequada é o mínimo que as crianças deveriam ter no nosso país, mas sabemos que essa não é a realidade. Infelizmente, nos deparamos todos os dias com situações de violência com crianças e adolescentes, e por isso, devemos ter medidas eficazes para melhorar a segurança nas escolas.

Abaixo listamos algumas dicas pra você, diretor, pedagogo ou professor, que se importa com sua escola e quer garantir a segurança para os seus alunos:

Tenha um portão com controle de acesso

O controle de acesso é uma medida de segurança que permite que o portão seja aberto apenas para pessoas autorizadas. Elas poderão realizar o acesso apenas se possuírem um cartão ou sua biometria cadastrados, portanto, necessitará de identificação prévia dos visitantes. Esta medida pode auxiliar o responsável pelo portão a identificar possíveis problemas e evitar que uma invasão aconteça.

Uma recomendação seria manter o portão aberto somente nos horários de pico, de entrada e saída da escola, pois há um grande fluxo de adultos próximos ao local.

Neste caso, o portão com controle de acesso pode ser um ótimo aliado para proteção nos colégios.

Use catracas eletrônicas para controle de acesso

Mesmo em horários de pico, é possível que alguém tente invadir a escola, seguindo o fluxo da entrada sem ser reconhecido. Neste caso, o uso de catracas para controle de acesso próximo a portaria da escola pode evitar este acontecimento.

Os alunos poderão entrar e sair da escola somente com um cartão ou com a própria biometria cadastrada. Isso impede que estranhos tentem enganar ou levar crianças alegando serem conhecidos, pois elas estarão protegidas do lado oposto da catraca. Além disso, a entrada e saída das mesmas ficará registrada no software de controle de acesso, facilitando o controle da própria escola e dos pais.

O uso de catracas para controle de acesso também ajuda a impedir que os alunos matem aula, pois o controle de registro da catraca proporciona maior confiança para os pais.

É indispensável ter um responsável para garantir a segurança dos alunos na entrada e na saída do colégio

Existem diversas situações que podem acontecer no dia-a-dia da escola. Alguém tentar levar um aluno sem autorização, ou um estudante tentar sair sozinho da escola. Em ambas as situações é preciso ter uma pessoa responsável para fiscalizar e interferir.

Por isso, é importante que um responsável esteja na entrada e saída da instituição, todos os dias. Isso evita tais acontecimentos e garante maior proteção a escola.

Utilize câmeras de segurança

As câmeras de segurança são muito importantes para fiscalizar a movimentação do ambiente e, caso algum imprevisto aconteça, para identificar os responsáveis e chamar a polícia.

Nunca esqueça de que tratando de segurança, todo cuidado é pouco. Portanto, oriente os pais de seus alunos sobre as medidas de segurança necessárias.

É importante lembrar que as medidas de segurança devem ser seguidas por todos! E que só terão a eficácia desejada caso sejam planejadas e executadas corretamente.

Adquira controle de acesso e catracas eletrônicas Topdata para aumentar a segurança da sua escola.