Catracas de acesso

Catraca RFID

As catracas com leitor RFID (Radio Frequency Identification ou Identificação por Radiofrequência) são ideais para controlar o acesso de pessoas em escolas, clubes, universidades, hospitais, condomínios, comércios, etc. Isso porque facilita a vida de quem tem autorização para entrar no local controlado e impede a entrada de desconhecidos.

A tecnologia RFID (também conhecida por leitura por proximidade) pode ser usada não só em cartões, mas também em chaveiros, pulseiras, etc. Por isso uma catraca com esse tipo de leitor pode atender as mais diversas necessidades do mercado.

Tipos de tags RFID

  • Pulseiras: podem ser utilizadas em qualquer local, mas são mais comuns em escolas, pois são práticas e fáceis de usar por crianças e adolescentes;
  • Cartões: também podem ser usados em qualquer local, mas são ideais para o controle de acesso de funcionários e visitantes em indústrias, condomínios empresariais, hospitais, faculdades, etc. A vantagem do cartão é que ele pode ser usado como crachá de identificação também;
  • Chaveiros: são muito usados por moradores para liberar o acesso em condomínios residenciais.

Como usar uma catraca com leitor RFID?

Primeiramente você deve escolher o tipo de tag RFID ideal para sua necessidade, conforme mencionado no item anterior.
Para o acesso, é necessário cadastrar a tag a ser utilizada pelo usuário e vincular o mesmo a um perfil de acesso, que definirá quando o usuário poderá acessar o local, seja ele colaborador, aluno, cliente ou visitante.

Após esta configuração, o usuário aproxima a tag RFID no leitor da catraca e o sistema verifica as permissões deste usuário. Se permitida a entrada, a catraca é liberada. As informações do usuário são armazenadas na memória da catraca ou no software de gestão para posterior emissão de relatórios de acesso.

Vantagens da catraca com leitor RFID

  • Protege o seu ambiente da entrada de pessoas indesejadas;
  • Seu uso é prático, pois basta aproximar a tag para liberar a entrada;
  • O cartão é usado por proximidade e não tem atrito com o equipamento, por isso sua durabilidade é maior;
  • O controle de acesso RFID tem alta tecnologia e ótimo custo-benefício;
  • O alcance é uma das vantagens do RFID, pois o código pode ser lido em todas as direções, e não somente em linha reta, como o código de barras.

Investir na segurança do seu negócio hoje não é mais uma opção, e sim uma obrigatoriedade.