Topdata

PR: (41) 3213-7100
SP: (11) 4007-2376
RJ: (21) 4007-2376

Como o bastão de ronda para vigia pode aumentar a segurança da sua empresa?

Bastão de rondaA realização de rondas periódicas por vigias pode contribuir para aumentar a segurança em sua empresa e a ferramenta mais indicada para garantir que a ronda será devidamente realizada é o bastão de ronda.

Quem vive nas grandes metrópoles, já percebeu que segurança se garante com um conjunto de ações que passam pela instalação de equipamentos de segurança, como catracas, cercas elétricas, CFTV, entre outros,  mas o fator humano é indispensável e a realização de rondas por vigias é o complemento ideal para a sua segurança, de seu patrimônio, clientes e colaboradores.

Mas não basta você contratar um vigia ou uma empresa de vigilância, estabelecer rotas e assumir que estas serão seguidas, você deve assegurar-se que as rotas serão realizadas e a tecnologia pode ajudar no controle do cumprimento destas rotas, através do uso do bastão de ronda e de um sistema de controle de ronda.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esta solução:

O que é um bastão de ronda para vigia ou um sistema de controle de ronda?

O bastão de ronda substitui o antigo relógio vigia, o relógio vigia realizava o registro das rondas de forma mecânica, já o bastão ronda é um coletor de dados informatizado que coleta as informações das rondas realizadas pelos vigias e permite processar as informações em um sistema de controle de ronda, gerando relatórios das rondas realizadas.

Esta solução de controle de ronda inclui três componentes, um bastão de ronda, ibuttons e sistema de controle de ronda:

O bastão de ronda é um coletor de dados que faz a leitura do número do ibutton,  registrando data e hora desta leitura em sua memória;

O sistema de controle de ronda, permite configurar os dados dos vigias, os locais e horários das rondas e coleta as informações do bastão de ronda, gerando relatórios dos horários das rondas realizadas.

Como usar o bastão de ronda para vigia?

  • Em primeiro lugar, instale os i-buttons ou botons nos locais onde o vigia deve passar durante a realização da ronda;
  • Instale o sistema de controle de ronda no seu computador;
  • Configure os dados dos vigias, locais e os horários da realização das rondas no sistema de controle;
  • O vigilante deve passar por cada ponto, no horário definido fazendo a leitura do i-button com o bastão de ronda;
  • Posteriormente o administrador ou supervisor faz a coleta das marcações realizadas pelo vigia e verifica nos relatórios emitidos se as rondas foram realizadas conforme determinado.

Simples e fácil de operar o sistema garante que o local será monitorado pelo vigia garantindo a segurança que sua empresa necessita.

O sistema de controle de ronda é amplamente usado por empresas de vigilância prestadoras de serviços de ronda e por qualquer empresa, condomínio ou até mesmo residência que tenha vigias realizando rondas em suas dependências, mas  pode ainda ser usado em qualquer outro tipo de aplicação que demande controle de uma rota a ser seguida, como por exemplo rotas de manutenção técnica, rotas de vendedores ou rotas de transporte coletivo.